Confira o dossiê completo da negociação do Whatsapp
NOTA DO EDITOR:
Este texto foi traduzido do site Arstechnica, que por sua vez se baseou no texto publicado pelo site Wired. A Tradução pode conter erros por se tratar de um texto muito longo. Toda sugestão de correção é bem vinda nos comentários.
Este texto foi traduzido do site Arstechnica, que por sua vez se baseou no texto publicado pelo site Wired. A Tradução pode conter erros por se tratar de um texto muito longo. Toda sugestão de correção é bem vinda nos comentários.
WhatsApp: A história interna
No início de dezembro, o editor da Wired, David Rowan, passou três dias com os fundadores do WhatsApp e teve acesso sem precedentes aos seus negócios. Sua característica completo aparece na próxima edição da edição britânica da Wired , publicado em 6 de Março (e com os assinantes de alguns dias mais cedo). Aqui estão trechos da função.
Quando ele estava vivendo no bem-estar , a família de Janeiro Koum coletadas vale-refeição a alguns quarteirões do escritório de Mountain View não marcado que agora abriga a sua empresa de mensagens , WhatsApp .
Um emigrante em 16 de Comunista da Ucrânia , onde os telefones eram rotineiramente aproveitado e colegas questionaram por zombar políticos de Koum e sua mãe raramente podiam chamar a família de volta para casa .
Assim, quando , aos 31 anos, ele deixou um emprego na Yahoo! com dinheiro suficiente para lançar o seu próprio negócio , fazia sentido absoluto que ele iria trabalhar em democratizar as comunicações por telefone. Ele tinha apenas três regras como ele experimentou com as iterações iniciais : seu serviço desafiadoramente não fazer publicidade , uma experiência satisfatoriamente ausente de sua educação Soviética , não seria armazenar mensagens e, assim, colocar em risco a privacidade dos cidadãos , e que iria manter um foco incansável na entrega de um gimmickless , experiência do usuário confiável sem fricção .
Cinco anos após o lançamento, WhatsApp está entre o mundo o mais popular e rentável aplicativos - e telefone que um Facebook acaba de adquirir por US $ 16 bilhões, além de US $ 3 bilhões para seus fundadores e pequena equipe . Em um dia típico , em janeiro, mais de 18 mil milhões de mensagens foram enviadas através de sua rede , dois bilhões a mais do que no início de dezembro e um sussurro de distância do 19,5 bilhões enviados diariamente via SMS. Porque algumas mensagens foram para vários destinatários, que somaram 36 bilhões de mensagens diárias recebidas. Cerca de 450 milhões de pessoas são usuários ativos mensais (incluindo um quarto da população do Reino Unido ) , contra 400 milhões em dezembro, de 300 milhões em julho passado, e 200 milhões em janeiro passado. Esse " ativo" define WhatsApp para além de muitos concorrentes de grande número : como Koum xingou no Twitter em maio passado, "Comparando o total de usuários registrados e usuários ativos é como comparar Ferrari 250 GTO com um skate . " E a maioria deles está pagando uma libra, um euro ou um dólar como uma taxa anual.
Como um fundador declaradamente nontechnical construir um produto que, pelo crescimento atual, está no caminho certo para atravessar um bilhão de usuários no início do próximo ano? Como , em um mercado saturado com aplicativos móveis de mensagens , já que ficou à frente do iMessage , da Apple, WeChat Tencent , Facebook Messenger, Snapchat , linha, Kik Messenger, Kakao Talk e muito mais, e todos com uma equipe de apenas 50 anos?
As pessoas precisam nos diferenciar de empresas como Yahoo! e Facebook que coletam os dados e tê-lo sentado em seus servidores.
Fixado para a mesa de Koum em seu escritório de plano aberto é uma nota manuscrita assinada por seu co-fundador e dos primeiros investidores , Brian Acton : " Não existem anúncios Nenhum jogo sem truques !" Juntamente com a nota é um par de walkie-talkies que Koum está usando para entender melhor como para simplificar a função de mensagem de voz .
"Nós somos o mais atípico empresa do Vale do Silício que você vai encontrar ", diz Acton, um corte limpo, com o rosto vermelho de 42 anos de idade, de Michigan, cuja aparência contrasta marcadamente com 188 centímetros de altura, escuro olhar de Koum , barba por fazer . " Nós fomos fundados por trintões , nós nos concentramos na sustentabilidade dos negócios e receita ao invés de ficar grande rápido, temos sido incógnito quase todo o tempo , estamos móvel primeiro e estamos em primeiro lugar global. " Ele e Koum , acrescenta ele, são " o yin eo yang , estou otimista ingênuo , ele é mais paranóico. Presto atenção contas e impostos , ele presta atenção ao nosso produto . Ele é CEO. Acabei de certificar-se de material é feito . "
Acton foi empregado número 44 no Yahoo! , trabalhando na exibição de publicidade , compras e viagens , então publicidade palavra-chave. A pós-graduação de ciências da computação de Stanford, ele cresceu no subúrbio de jogar golfe Florida: seu pai adotivo tinha tentado uma carreira profissional de golfe , enquanto sua mãe tinha construído uma empresa de frete aéreo . Em 1997, ele entrevistou Koum para um trabalho em segurança de sistemas. Ambos deixaram Yahoo! no mesmo dia , 31 de outubro de 2007. Eles mantiveram contato como eles consideravam lentamente seus próximos passos , muitas vezes jogando frisbee juntos. Era o aniversário do Koum , 24 de fevereiro de 2009, quando ele correu animadamente para o campo do frisbee e disse Acton que ele acabou de registrar uma empresa para fazer um telefone "status" de aplicativos. Ele seria chamado WhatsApp - " Zap " foi outro candidato e simplesmente indicar se era conveniente para receber uma chamada.
O primeiro lançamento , em maio de 2009 não deu em nada . Mas um mês depois , a Apple introduziu notificações push no iOS 3.0. Isso levou a repensar Koum WhatsApp como um cross-platform aplicativo completo , mensageiro que iria usar pasta de contatos do telefone como " uma rede social pré-construídos ", eo número do telefone no lugar de um login. Ele havia passado por três contas Skype no verão anterior , porque ele não conseguia se lembrar de suas senhas e nomes de usuário , e ele estava determinado a fazer sua app " só trabalho ". Em setembro, quando entrou no ar, Acton tinha decidido juntar Koum , para liderar uma rodada de investimento , e de experimentar com modelos de negócios que trazem em receita, mas também garantir o crescimento controlado que sua infra-estrutura poderia suportar .
"Nós crescer super rápido quando estávamos livres de 10 000 downloads por dia ", lembra Acton . " E quando a gente ia chutar mais a paga, que ia começar a diminuir, até 1.000 por dia . " No final do ano, após a adição de mensagens de imagem, eles se estabeleceram na cobrança de uma taxa de download de uma só vez , mais tarde modificado para um pagamento anual .
Desde o início, eles se recusaram a fazer publicidade - que, segundo o primeiro tweet do Koum , em 28 de agosto de 2011, canalização Luta do Clube Tyler Durden , " nos perseguindo carros e roupas , empregos trabalho que odiamos para que possamos comprar merda nós don ' t precisa. "
"Não há nada mais pessoal para você do que se comunicar com amigos e familiares , e que interromper com publicidade não é a solução certa ", diz ele agora. "E nós não tem que saber muito sobre nossos usuários. Para direcionar propagandas bem, as empresas precisam saber onde você está, o que você poderia estar fazendo , quem é você , o que você pode gostar ou não gostar . Essa é uma quantidade insana de dados. Além disso, eu cresci em um mundo sem publicidade. Havia nenhum na União Soviética comunista. "
Koum , 38, cresceu judaica e " uma criança rebelde " em uma aldeia difícil fora Kiev. " Ele estava tão degradado que a nossa escola não tinha sequer um banheiro dentro ", diz ele . "Imagine o inverno ucraniano , -20 ° C, em que as crianças pequenas têm para passear em frente ao estacionamento para usar o banheiro Society foi extremamente fechado : . . Você pode ler 1984, mas viver lá estava experimentando isso eu não tinha um computador até que eu tinha 19 anos , mas eu tinha um ábaco . "
Outros extractos da amostra a partir da característica da revista Wired :
Insistência dos fundadores em foco
" O F- palavra aqui é o foco ", diz Koum . "Tudo o software incha até o ponto quando se envia e recebe e-mail . Jamie Zawinski disse isso. A parte difícil para nós, é a adição de recursos , sem tornar o produto mais complicado. " Acton acrescenta: " As pessoas perguntam para uma versão desktop, para nomes de usuários , mas vamos nos concentrar sobre a utilidade do app , a sua simplicidade , a qualidade do serviço de anúncios , jogos, truques , esse material fica no caminho Nós não ' . . t quer construir um aplicativo de conexão para que você possa encontrar alguém estranho falar. Ele não é o que estamos fazendo. estamos sobre seus relacionamentos íntimos. " Quando adicionar novos recursos , é só depois de intensa discussão e experimentação e uma convicção de que a execução irá simplificar ao invés de inchar o serviço. Para o recém -rolado para fora push- to-talk de mensagens de voz , é preciso um único toque para gravar e enviar uma mensagem de voz , para jogá-lo, um telefone alterna automaticamente entre em modo de alto-falante para o volume suave quando seu sensor de proximidade detecta que ele é sendo realizada perto de uma orelha .
Vista da Snapchat dos fundadores
"Não é 100 por cento claro para mim o que está funcionando sobre Snapchat ", diz Brian Acton . "Ótimo, os adolescentes podem usá-lo para fazer sexo durante todo o dia . Eu não me importo. Tenho 42 anos, casou-se , essencialmente, com uma criança. Eu não dou a mínima para isso. Eu não estou sexting com estranhos aleatórios. Eu envio o "eu te amo está no texto. Ela está me mandando fotos do nosso bebê. Estas são memórias. Ele não está claro para mim que ser pateta com Snapchat necessariamente cria esse nível de intimidade. claramente [ Snapchat co-fundador ] Evan Spiegel só tem o pulso em uma parte do mundo. Nós temos uma parede inteira de histórias sobre pessoas que ficaram a conhecer-se a longa distância e, eventualmente, se casaram . Você não vai fazer isso mais Snapchat . e as pessoas querem histórias conversar . Eles são um testemunho permanente de um relacionamento. "
Sobre se os governos exigiram acesso a servidores WhatsApp
" Não há realmente nenhuma chave para dar ", diz Koum . A Agência de Segurança Nacional dos EUA , ele insiste, não tem acesso às mensagens dos usuários. "As pessoas precisam nos diferenciar de empresas como Yahoo! e Facebook que coletam os dados e tê-lo sentado em seus servidores. Queremos saber tão pouco sobre os nossos utilizadores possível. Nós não sabemos o seu nome, o seu sexo ... Nós projetamos o nosso sistema seja o mais anônimo possível. Nós não estamos propaganda orientada de modo que não precisamos de bases de dados pessoais ". Isso é mais do que uma posição de negócios para Koum . "Eu cresci em uma sociedade onde tudo o que você fez foi escutado , gravado , dedurado ", diz ele . "Eu tive amigos quando éramos crianças se meter em encrencas por contar anedotas sobre os líderes comunistas. Lembro-me de ouvir histórias dos meus pais de dissidentes como Andrei Sakharov , condenado ao exílio por causa de suas opiniões políticas , como Solzhenitsyn , mesmo dissidentes locais que se cansou com as besteiras constante. ninguém deve ter o direito de escutar , ou você se tornar um estado totalitário - o tipo de estado que escapou, como um filho para vir a este país onde você tem a democracia ea liberdade de expressão. Nosso objetivo é protegê-lo. temos criptografia entre o nosso cliente e nosso servidor. Nós não salvar as mensagens em nossos servidores , não armazenamos o seu histórico de bate-papo. estão todos em seu telefone " .
Ao ser adquirida por uma grande empresa
(citado antes da aquisição Facebook ) Jan Koum diz: . . . "Nós trabalhamos em uma grande empresa , e nós não eram tão feliz Facebook Google, Apple , Yahoo , há um tema comum Nenhuma dessas empresas já vendido Ao ficar independente eles foram capazes de construir uma grande empresa. Essa é a forma como pensamos sobre isso. " Brian Acton acrescenta: " Eu me preocupo com o que [ uma aquisição ] empresa faria com a nossa população : fizemos uma promessa tão importante para nossos usuários- sem anúncios, sem truques , sem jogos -que ter alguém vir e comprar -nos parece muito antiético. vai contra a minha integridade pessoal ".
Leia o texto original clicando aqui.
Leia o texto original clicando aqui.
Poste um comentário